O mais importante debate político da última década
Contrariamente ao que muitos pensarão, o próximo congresso do Partido Socialista, será o mais importante da última década, para o partido e para a sociedade.
O debate Socrates - Alegre irá do meu ponto de vista centrar-se numa prespectiva neo-liberal (Socrates), e socialista (Alegre), no qual este último não se apresenta sob disfarces. Já o segundo, e como alguém disse é um camaleão da política, agindo conforme os seus interesses, numa política de pisca - pisca.
Manuel Alegre apresenta-se como um indivíduo genuíno, oriundo do velho Partido Socialista de Mário Soares, vivendo num romantismo preferível à política show-modernista de José Socrates (não nos esqueçamos das suas bases políticas - JSD).

Socrates apresenta-se do meu ponto de vista muito artificial, face ao romantismo de um lutador poético, que contra tudo e contra todos avança numa candidatura por ideais, por valores e por convicções, apesar da sua já mais que anunciada derrota.
Manuel Alegre vive sob o prisma ideológico, quem sabe utópico, da luta em favor das classes oprimidas e marginalizadas pelas políticas ostracizantes da direita.
Em Socrates vejo um grande problema, e que se trata da dificuldade de podermos distinguir o PS do PSD de Santana Lopes, as semelhanças parecem ser evidentes.
A base da política de Manuel Alegre centra-se nos direitos sociais, sendo que será interessante ver como defenderá este ideal Socialista face ao rigor económico-orçamental?, qual o Walfare State protagonizado?, como pretende promover o dinamismo nos sectores empresariais do país?, como pretende lutar contra as políticas neo-liberais das últimas décadas, de Aníbal Cavaco Silva, António Guterres, José Manuel Durão Barroso e Pedro Santana Lopes?, que enquadramento conseguirá dar a este saudosismo doutrinário?, conseguirá a sua sobrevivência face aos interesses instalados?.
Muitas perguntas, às quais espero respostas no congresso histórico que se aproxima.


0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home